Da tribuna do Plenário Ruy Araújo, o deputado estadual Roberto Cidade (União), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), parabenizou o Boi-Bumbá Caprichoso pelo bicampeonato conquistado no 56º Festival Folclórico de Parintins, realizado nesse final de semana. Além disso, destacou o trabalho realizado pelos órgãos estaduais, em especial a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), pela organização do evento que, neste ano, recebeu em torno de 120 mil visitantes.
“O Festival de Parintins é, sem dúvida, o maior espetáculo a céu aberto do país. Eu, como amante do festival e como torcedor do Boi Caprichoso, estou feliz pela vitória do meu bumbá, pelas belíssimas apresentações na arena do Bumbódromo e por toda a entrega da galera azul e branca. Parabenizo os torcedores, os artistas, a presidência do bumbá e o governador Wilson Lima, que elevou o festival a outro patamar. Parabenizo também ao bumbá Garantido, pelo esforço em levar o boi para a arena, com dificuldades, sim, mas respeitando a população e a nação vermelha e branca. Não existe um boi sem o outro. Eu que vou ao festival desde 1996, com minha família, fico muito feliz de ver o festival avançar, não só para Parintins, mas para todo o Amazonas e o país”, destacou.
O presidente voltou a reforçar a proposta da Assembleia Legislativa, juntamente com o Governo do Estado, de trabalhar na fiscalização dos recursos recebidos pelos bumbás. “Proponho que se faça uma comissão para acompanhar os repasses e a utilização dos recursos recebidos, sejam eles públicos ou privados, para maior transparência e para que a gente possa ver os bois igualitários na arena, que os recursos sejam efetivamente utilizados nas apresentações dos bumbás”, disse.
Cidade também destacou a iniciativa do Governo do Estado de convidar autoridades e formadores de opinião para conhecerem o festival e levarem suas impressões sobre a festa para o restante do país.
“Quero parabenizar o governador Wilson Lima que não mediu esforços para dar ao festival e aos bumbás a estrutura necessária para que fosse realizada uma grande festa e por trazer três ministros de Estado, o presidente da Embratur e, inclusive, o governador do Pará, Helder Barbalho. Todos se mostraram encantados com a festa. Essa iniciativa coloca o Amazonas na vitrine do mundo, com a nossa maior manifestação foclórica”, acrescentou.