O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), foi agredido com um soco pelo prefeito de Borba, município do interior do estado, Simão Peixoto (PP).
A violência foi registrada em um vídeo, que viralizou nas redes sociais, e virou caso de polícia após o deputado registrar um boletim de ocorrência.
Cidade, que está em campanha tentando a reeleição, cumpria agenda em Borba. Ele participava de uma caminhada com apoiadores e aliados políticos no momento da agressão.
O único registro que há do ocorrido é um vídeo que, ainda desfocado, permite reconhecer os envolvidos. A filmagem mostra apenas o momento do soco e não deixa claro se houve algum contato, ainda que visual, entre o prefeito e o deputado.
Veja o vídeo:
A assessoria de imprensa de Roberto Cidade divulgou uma nota na qual confirma que o deputado registrou um boletim de ocorrência e que vai tomar medidas judiciais a respeito do caso.
“A respeito da agressão ocorrida na manhã desta sexta-feira, no município de Borba, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Roberto Cidade (União Brasil) informa que já registrou Boletim de Ocorrência e vai tomar todas as providências judiciais cabíveis. Em tempo, reforça seu posicionamento de repudiar qualquer tipo de violência”, diz a nota.
Simão Peixoto ainda não se manifestou sobre o ocorrido. Desavença antiga, a briga dos dois não é de hoje. Roberto Cidade é sobrinho do ex-vice-prefeito de Borba, Antônio Maia Cidade, conhecido como Toinho Cidade, eleito ao lado de Simão Peixoto em 2016. Durante o mandato, os dois se desentenderam e Toinho rompeu com a gestão Peixoto.
Em 2020, com o apoio de Roberto Cidade, Toinho se candidatou a vice na chapa com o ex-prefeito Baía Maia (PTB), mas ficou em quarto lugar no pleito municipal. Simão Peixoto foi reeleito com 5.499 votos.
Ainda em 2019, Peixoto foi alvo de denúncia do Ministério Público Federal (MPF) por improbidade administrativa por não cumprir as diretrizes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) para a merenda escolar.
Peixoto também teve as contas públicas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) relativas a sua gestão frente à Câmara Municipal de Borba, entre 2012 e 2014. Em 2021, os deputados da Aleam chegaram a votar favoravelmente por conceder a medalha Ruy Araújo, uma das principais honrarias da casa, a Simão Peixoto.
Cidade fez questão de registrar seu voto contrário e chamou o prefeito de “meliante”. “Eu voto contrário a esse projeto porque esse meliante aí não merece o respeito dessa casa”, disse.
Rinha de políticos
Não é a primeira vez que Simão Peixoto é notícia por conta de algo que não tem nada a ver com sua gestão a frente de Borba. No final de 2021 ele promoveu uma luta de MMA contra um vereador da cidade, outro desafeto político do prefeito. À época, o caso teve repercussão inclusive na imprensa internacional.