O vereador Rodrigo Guedes (Podemos) criticou a própria Câmara Municipal de Manaus (CMM) após o secretário municipal de Meio Ambiente (Semmas), Antônio Stroski, durante a cessão de tempo nesta terça-feira (7), relatar falta de orçamento para realização de ações ambientais.
Antes, Guedes culpou a Prefeitura de Manaus como um todo “porque seria covarde falar somente da Semmas, sendo que quem define o orçamento é o prefeito de Manaus”.
“Infelizmente a Câmara Municipal de Manaus aceita o orçamento que vier da prefeitura sem fazer a ponderação necessária para equilibrar as políticas públicas e priorizar o que é prioridade. Infelizmente, foi aprovado aqui, com meu voto contrário, um orçamento pífio para a Semmas. Orçamento que já veio baixo da Prefeitura de Manaus e os vereadores não alteraram para permitir que a Semmas tenha a estrutura necessária para desempenhar a agenda da prefeitura”, disse.
O vereador também acusou a secretaria de não realizar o plantio de mudas na capital e relembrou que Manaus é a segunda cidade menos arborizada do Brasil; o combate às invasões em áreas de proteção ambiental e a destruição de áreas verdes por empreendimentos.
“A agenda ambiental da cidade é um desastre. Eu não imputar [isso] à falta de comprometimento de vossa excelência. Eu sei que vossa excelência quer [cumprir a agenda], assim como a equipe da Semmas. Eu sei que ali tem pessoas qualificadas, eu sei que ali precisa de sem concurso público e sem estrutura realmente não dá pra fazer. O prefeito precisa entender que isso é pauta prioritária. Primeira coisa que ele tem que fazer é enviar recursos, colocar pelo menos o triplo de orçamento. E se não colocar, a Câmara Municipal precisa criar vergonha na cara e remanejar o orçamento pra colocar dinheiro onde precisa”, destacou.
Respostas
O secretário afirmou que enviaria a Rodrigo Guedes e aos demais vereadores a relação de onde foram feitas ações de plantio de mudas desde 2021, mas concordou com o parlamentar que Manaus carece de arborização.
Por outro lado, vereadores da base do prefeito David Almeida (Avante) criticaram a forma como Guedes se portou. O vereador Dione Carvalho (Patriota) afirmou que quando o colega “manda a Câmara Municipal tomar vergonha na cara, ele está falando dele também”.
“Ele está desrespeitando não só a casa, mas ele mesmo. E eu discordo dele, porque nós estamos aqui para concordar e discordar, mas sempre respeitando e partindo do princípio da legalidade. Nesta casa aqui, todos os nobres vereadores foram eleitos democraticamente para representar a cidade de Manaus. Vamos ponderar nossos discursos, para que não ofenda a casa”, afirmou Dione.
Em seguida, o vice-líder Raulzinho (PSDB) concordou com Dione Carvalho e disse que “tem coisas que a gente não merece ouvir”.
“Tem vereadores aqui que têm de se conter e respeitar a vontade da população de Manaus, porque todos fomos eleitos através do voto democrático. É muito fácil criticar, jogar pedra. É mais fácil jogar pedra do que trabalhar. E pessoas que procuram, de alguma forma, esconder o que não fazem, procuram jogar pedras. Eu participei de várias atividades da Semmas, principalmente no Alphaville, na zona Norte, na zona Leste.
O vereador Sassá da Construção Civil também criticou Rodrigo Guedes e mandou o vereador “se tratar, procurar um médico de cabeça, um hospício”.