O vereador Rodrigo Guedes (Podemos) usou a tribuna na sessão desta terça-feira (26) para cobrar a convocação de mil aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus. O parlamentar inclusive levou um bolo de aniversário para “comemorar” a homologação do certame, feita há um ano.
“Estou com a lista das vagas que faltam ser preenchidas, a partir do edital do certame. Nós temos, por exemplo, 739 profissionais de enfermagem que precisam ser chamados. [São] 739 profissionais que poderiam estar nas unidades de saúde de Manaus trabalhando, prestando serviços para a população, porém não foram chamados, não foram convocados tendo mais de um ano da homologação do concurso”, relatou Rodrigo.
O parlamentar também questionou se as unidades de saúde não estão necessitando de funcionários “atendendo lá na ponta” os cidadãos do municípios. Além dos cargos de enfermagem, Rodrigo Guedes lembrou que ainda resta convocar 17 assistentes sociais aguardando convocação.
“Nós tivemos uma questão de orçamento, porém o Fundo de Participação dos Municípios já foi reposto, pelo governo federal inclusive. Eu faço sinceramente a pergunta se o prefeito de Manaus, David Almeida, não está esperando para convocar esses profissionais próximo à eleição para fazer um ato político”, criticou.
O vereador afirmou que se a Prefeitura utilizar o argumento do orçamento, pedirá a convocação do secretário de Finanças “para que ele demonstre em números que teve déficit, de fato, do financeiro da Prefeitura de Manaus” e lembrou que o Executivo Municipal aumentou o orçamento em R$ 1,2 bilhão.