Discurso bem formatado, num vídeo editado com cuidado e postado nas redes sociais. Foi assim que Sabá Reis (Avante) quebrou o silêncio pela primeira vez após ser preterido da vaga de vice na chapa do governador Wilson Lima (União Brasil) pelo aliado político dele David Almeida (Avante), prefeito de Manaus – que indicou Tadeu de Souza, oficializado para disputar o cargo nesta terça-feira (02).
Fim do silêncio
Sem grandes celebrações, Sabá agradeceu às “manifestações de apoio e carinho” que recebeu, disse que está em paz e que “vida que segue”. O vídeo divulgado tem quase três minutos, sendo que o ex-secretário usa apenas um deles para discursar e não fala o nome de David Almeida ou deseja sorte para Tadeu de Souza.
Quando termina de falar, sem tocar uma vez sequer no nome do prefeito David Almeida, entra a música “Trem-Bala”, de Ana Vilela, cuja letra fala sobre a importância de valorizar família e amigos, uma vez que a vida é curta, aproveitando a jornada mais que os objetivos a serem alcançados.
Indiretas?
Enquanto a canção toca, são exibidos vídeos e fotografias de Sabá abraçando pessoas, entre elas alguns políticos. Somente na última foto ele aparece ao lado de David Almeida, em Parintins, no Festival deste ano, na única referência que a publicação faz ao prefeito. Nos comentários, apoiadores lamentaram a não escolha de Sabá e alguns opositores inclusive debocharam do episódio.
Num vídeo, publicado apenas no perfil de Sabá no Facebook, ele compartilhou a música “Viva a vida”, de Felipe Duram, que soou como uma indireta, uma vez que o vídeo com a canção começa no trecho da letra que diz “expectativas sempre machucam”, sendo que esse não é o primeiro verso da canção.
Sabá no tabuleiro
Por conta de alianças políticas costuradas visando o longo prazo, David Almeida ganhou o “poder” de indicar o nome para o vice de Wilson Lima, que vai tentar a reeleição ao Governo do Amazonas em outubro. Sabá Reis era um dos favoritos. Tanto que deixou o cargo de titular da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), e passou a projetar muito mais sua imagem.
O problema é que mesmo sendo favorito, ele tinha concorrentes. O vice-prefeito Marcos Rotta, a ex-secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, e o próprio Tadeu de Souza, ex-secretário municipal da Casa Civil. Ao longo das duas últimas semanas, o nome de Tadeu foi ganhando força, e de o Sabá, derretendo.