O prefeito David Almeida (Avante) nomeou o ex-vereador Sandro Maia (União Brasil) para o cargo de subsecretário da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), responsável pelas feiras, galerias populares e pelo centro histórico da capital.
Ainda no mês de março, David Almeida já tinha adiantado a intenção de trazer o ex-vereador para a sua gestão durante o evento de filiação do ex-secretário de limpeza urbana Sabá Reis ao Avante, partido do prefeito.
Maia saiu da Câmara Municipal de Manaus (CMM) em março deste ano, após ser cassado por abuso de poder econômico pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Em seu lugar, assumiu o vereador Gilmar Nascimento (União Brasil).
De acordo com o entendimento da Justiça eleitoral, o ex-vereador usou recursos de um instituto social do qual ele é o fundador para influenciar a campanha e conseguir votos. Na eleição, Sandro Maia recebeu pouco mais de 5 mil votos.
‘Dança das cadeiras’
Agora, o ex-vereador vai receber um salário de R$ 17 mil, pouco menos que os R$ 18,9 mil de vencimentos dos vereadores manauaras. A nomeação de Sandro Maia ocorre em meio a uma verdadeira danças das cadeiras no primeiro escalão da prefeitura de Manaus.
Com a aproximação do período eleitoral, diversos secretários deixaram a prefeitura para concorrer a cargos no legislativo ou no executivo na campanha deste ano. O então secretário da Semacc Renato Frota deixou a pasta para assumir a secretaria de infraestrutura (Seminf), deixada pelo vice-prefeito Marcos Rotta (PP).
Com a mudança, o então subsecretário Wanderson Costa assumiu o comando da Semacc, deixando sua vaga disponível para Sandro Maia. Além da Semacc e da Seminf, também houve mudanças na Casa Civil, Semed, Semsa, Semulsp, Semasc e Fundo Manaus Solidária.