Morreu neste domingo (13) o professor e empresário Saul Benchimol, um dos fundadores do grupo Bemol, aos 87 anos, em Manaus. A informação foi confirmada em um comunicado publicado pela rede varejista, mas sem informar a causa da morte.
A morte do empresário foi lamentada por diversas personalidades amazonenses. Um deles foi o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), autor da proposta que concedeu a Medalha Ruy Araújo, a mais alta comenda do legislativo amazonense, ao empresário.
Nas redes sociais, Serafim lembrou a relação que tinha com Saul Benchimol, de quem foi aluno durante a formação em economia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). “Agora, não apenas eu perco. Perde a sua família, os seus amigos, que eram muitos, a academia, o mundo empresarial e o Amazonas como um todo”, destacou o parlamentar.
Biografia
Nascido em Manaus em 14 de agosto de 1934, Saul Benchimol foi co-fundador das empresas Bemol e Fogás juntamente com seus irmãos Samuel Benchimol e Israel Benchimol.
Além de empresário, Saul atuou como professor universitário e foi membro da Academia Amazonense de Letras (AAL), onde ocupou a cadeira número 11 e recebeu diversas homenagens.
O professor e historiador Abrahim Baze, que escreveu uma biografia de Saul Benchimol, destaca a paixão do empresário pela região e pela cultura amazônica. Benchimol, por exemplo, foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Clube da Madrugada, movimento de vanguarda cultural amazonense.
“Os mitos permanecem no ar, sobrevoando a vida das pessoas. Saul Benchimol faz parte dessa linhagem: homem que superou o sofrimento e os períodos difíceis no contexto de sua família”, pontuou Baze.