O deputado estadual, Saullo Vianna (PTB), tem a trajetória política marcada por investigações de crimes. E nesta segunda-feira (15), o parlamentar foi alvo da operação “Cachoeira Limpa”, do Ministério Público do Amazonas (MPAM) com o apoio da Polícia Civil.
Segundo o órgão fiscalizador, Saullo e o ex-prefeito de Presidente Figueiredo, de 2017 à 2020, Romeiro José Costeira Mendonça, podem ter causado um prejuízo de R$ 23 milhões à cidade. Isso porque, há indícios deles terem cometido crimes de peculato (desvio do dinheiro público), lavagem de dinheiro, fraude à licitação e integrarem de organização criminosa.
Operação “Cachoeira Limpa”
A polícia vai cumprir 13 mandados de busca e apreensão e 12 de buscas pessoais, nas cidades de Presidente Figueiredo, Parintins e Manaus, segundo a assessoria do MPAM. E cerca de 80 policiais trabalharam na operação “Cachoeira Limpa”.
Além de Saullo Vianna e o ex-prefeito, a investigação tem como alvos: o ex-vice-prefeito municipal, Mário Jorge Bulbol Abrahão; o então Secretário Municipal de Finança de Presidente Figueiredo, Jander de Melo Lobato; o então Presidente da Comissão Permanente de Licitação, Jender de Melo Lobato, entre outros servidores públicos, bem como empresários.
Possível esquema
De acordo com o Ministério Público, a Organização Criminosa criou uma série de pessoas jurídicas para esconder o roubo do dinheiro público. “[…] as quais são FATICAMENTE controladas pelo Deputado SAULLO VIANNA, na época cunhado do senhor MÁRIO ABRHAÃO, quem se valeu de interpostas pessoas (laranjas) para a constituição do quadro societário.”.
Somado a isso, os relatórios financeiros mostram uma relação suspeita entre as empresas que participaram dos mesmos processos licitatórios em Presidente Figueiredo. Aparentemente, é uma conta única, em que umas empresas pagam as contas das outras. Além disso, todas pagam as contas pessoais do deputado Saullo Viana e da mãe dele.
Ainda conforme a investigação, foi a Organização Criminosa que promoveu a eleição do deputado Saullo na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e mais um vereador para a Câmara Municipal de Manaus.