O deputado federal Silas Câmara (Republicanos) esteve nesta quinta-feira (19) com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Geraldo Alckmin (PSB), em Brasília. Segundo Silas, o vice-presidente garantiu que a Zona Franca de Manaus (ZFM) não será prejudicada pela reforma tributária defendida pelo governo federal.
“Ele [Geraldo Alckmin] assegurou que de forma nenhuma as vantagens comparativas do nosso modelo econômico e da Zona Franca de Manaus será afetado, por qualquer que seja, a reforma proposta pelo governo federal nos próximos dias ou nos próximos meses”, reafirmou o parlamentar.
Para o deputado, após a reunião, o Amazonas tem a segurança da “palavra de um homem que o Brasil respeita”. “Nossa contrapartida, como todos sabem, é a preservação do meio ambiente, um sacrifício muito grande do povo amazonense, que será respeitado e mantido nas suas vantagens comparativas”, concluiu.
Reforma tributária
Na última segunda-feira (16), em um evento com empresários paulistas, Geraldo Alckmin disse que um dos principais objetivos do novo governo é acabar com Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A isenção do imposto é uma das principais vantagens econômicas das empresas instaladas na ZFM.