Depois do tratamento precoce contra a Covid-19, a nova aposta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é o spray nasal Exo-CD24. O governo de Israel usou a substância para tratar os infectados pelo novo coronavírus. Porém, assim como no caso da cloroquina, o spray não tem comprovações científicas no combate à Covid-19.
Desenvolvido pelo Centro Médico Ichilov, localizado na cidade de Tel-Aviv, o spray nasal foi testado em um grupo de 30 pessoas com quadros médios e graves da Covid-19. Dessas, 29 tiveram alta entre três e cinco dias depois do uso do medicamento. Depois, o trigésimo paciente também se recuperou, mas em um período maior.
Teste em fase inicial
Israel não apostou no uso em massa do spray. Mas, o país seguiu as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ou seja, Israel é considerado, pelo mundo, uma referência nos índices de vacinação e isolamento social.
No grupo de trinta pacientes, aplicaram o Exo-CD24 uma vez por dia ao longo de cinco dias e todos sobreviveram. Contudo, para comprovar a eficácia do spray, ele precisa passar por três fases de testes clínicos e com um grupo maior de pacientes. Assim, comparações entre o efeito do remédio e o efeito placebo serão feitas.
Apesar de os testes com o spray ainda serem iniciais em Israel, Bolsonaro não pondera e anuncia que uma comitiva vai até lá, esta semana, para negociar a realização da fase 3 de testes no Brasil. “Parece até que é um produto milagroso. Parece”, disse o presidente no canal dele no Youtube.
Spray no Amazonas
Quem também anda de olho no spray nasal Exo-CD24, é o deputado federal Delegado Pablo (PSL – AM), declaradamente bolsonarista. Na última quinta-feira (4), ele se reuniu com David Atar, Chefe do Departamento Político da embaixada de Israel, para tratar sobre medidas que as nações têm adotado no enfrentamento ao novo coronavírus. Além disso, ele também pediu prioridade para o Amazonas, caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprove o medicamento.
“Vou sugerir que o spray seja enviado para o Amazonas, onde podemos cuidar de pacientes em Manaus e no interior”.
Delegado Pablo, deputado federal pelo Amazonas.
Além disso, o delegado Pablo conversou com o chanceler Ernesto Araújo, do Ministério das Relações Exteriores, para buscar informações sobre a importação de vacinas contra a Covid-19, que estão sendo adquiridas pelo governo federal.