A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (29) a Operação Comboio para apurar crimes que teriam sido praticados por organização criminosa composta por servidores ligados à Secretaria de Segurança Pública do Estado de Amazonas. Os policiais cumpriram 17 mandados de busca e apreensão nas cidades de Manaus (AM), Apuí (AM) e São Caetano do Sul (SP).
A informação foi confirmada pelo procurador-geral de Justiça, Alberto Nascimento, em coletiva de imprensa. Na mídia nacional e em portais regionais, a prisão do general Mansur chegou a ser confirmada por porte ilegal de arma, mas teria sido liberado após pagamento de fiança. O filho do general, Victor Mansur, foi preso no âmbito da investigação.
A operação apura os crimes de corrupção ativa, peculato e lavagem de dinheiro.
Segundo a investigação, comboios de carros e viaturas da pasta eram usados para extorsão de grupos associados ao tráfico a fim de angariar dinheiro e assegurar que não seriam descobertos. Integrantes da SSP-AM usavam informações privilegiadas para abordar as organizações criminosas para se apropriar dos produtos do crime.