O economista Marcelo Souza Pereira assumiu, na última sexta (17), o comando da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), de forma interina. A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) e assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT).
Servidor de carreira, Marcelo já ocupou a superintendência da autarquia, também de forma interina, nos governos Dilma, Temer e Bolsonaro. Ele substitui a economista Ana Maria Souza, que ocupava a superintendência desde janeiro de 2023.
Apesar da nomeação de um superintendente interino, entre os industriários e políticos locais a expectativa ainda é grande em relação ao nome de quem vai comandar de forma definitiva a Suframa durante o governo Lula III.
Em nota, Ana Souza agradeceu o apoio que recebeu dos colegas durante o período em que esteve à frente da autarquia. “Nestes 50 dias de interinidade, percebi o peso da responsabilidade de administrar uma autarquia tão importante para a economia do Estado do Amazonas”, diz o texto.
Ela também pontuou que o corpo técnico, apesar de altamente qualificado, está adoecido por pressões externas. “É preciso fortalecer em quantidade e qualidade nossos recursos humanos para que possamos cuidar dos servidores da Suframa”, propôs.