Com mais da metade dos vereadores de Manaus disputando uma vaga nas eleições gerais, um questionamento paira no ar: quem assume o mandato na Câmara Municipal de Manaus (CMM) caso um vereador seja eleito no próximo domingo (2)?
Ao todo, 25 dos 41 vereadores da capital estão na corrida por uma vaga, a maioria na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). São 15 candidatos a deputado estadual, nove a deputado federal e um ao Senado.
Segundo a legislação eleitoral em vigor, caso um vereador eleito deixe de exercer o mandato por qualquer motivo — como a eleição, por exemplo —, quem assume a vaga é o suplente do partido.
Os suplentes são os candidatos que concorreram nas eleições, mas não alcançaram o número mínimo de votos para serem eleitos. Igual aos vereadores eleitos, os suplentes também são diplomados pela Justiça Eleitoral e obedecem à ordem de votação.
Por se tratar de uma eleição proporcional, a vaga pertence ao partido e não ao candidato em si. Dessa forma, mesmo que o vereador tenha mudado de partido durante o mandato, quem assume é o suplente do partido pelo qual o parlamentar se elegeu em 2020.
Mas e os vereadores de Manaus?
O Manaus 360° listou os suplentes que assumiriam um mandato na CMM caso os vereadores sejam eleitos para outros cargos nestas eleições. Confira:
Amom Mandel (Cidadania)
Caso Amom seja eleito, quem assume é o ex-vereador Roberto Sabino (Podemos), que ficou como primeiro suplente do Podemos, partido pelo qual Amom foi eleito.
Capitão Carpê (Republicanos)
Outro ex-vereador com chances de retornar à CMM é Fred Mota, primeiro suplente do Republicanos nas eleições de 2020.
David Reis (Avante)
Caso o presidente da CMM consiga a vaga em Brasília, quem assume é o ex-vereador e secretário da Manauscult, Alonso Oliveira.
Joelson Silva (Patriota)
Pelo Patriota, o primeiro suplente é o empresário Saulo Garcia, que obteve 3.271 votos.
Marcelo Serafim (Avante)
Eleito pelo PSB, Marcelo Serafim tem como suplente o professor Ali Assi, que obteve 2.166 votos.
Rodrigo Guedes (Republicanos)
Caso Guedes seja eleito para a Câmara dos Deputados, quem assume a vaga de vereador é a apresentadora Nath Nascimento, que obteve 4.371 votos em 2020 e ficou na primeira suplência do PSC, partido pelo qual o vereador foi eleito.