Às vésperas da convenção conjunta entre Avante e União Brasil que vai definir a chapa do governador Wilson Lima (União Brasil) na disputa à reeleição, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), definiu, segundo a imprensa, o nome do ex-secretário Tadeu de Souza para compor como candidato a vice nas eleições deste ano.
Apesar da decisão nos bastidores, o anúncio oficial está marcado para a próxima segunda-feira (1°). Já a convenção que vai validar a escolha está prevista para a próxima quinta-feira (4).
‘Homem de confiança’
Procurador de carreira, Tadeu de Souza Silva é avaliado nos bastidores como um homem da máxima confiança de David Almeida. Em 2017, quando David foi governador tampão, Tadeu assumiu a Procuradoria-Geral do Estado (PGE); em 2020, coordenou a equipe de transição e, em 2021, tornou-se chefe da Casa Civil.
Internamente, Tadeu é visto como uma figura discreta, muito técnica e séria, sem um perfil político muito apurado. São essas atribuições que, segundo fontes de dentro da prefeitura de Manaus, dão segurança ao prefeito, que também mira uma eventual candidatura ao governo do Amazonas em 2026.
À frente da Casa Civil, pasta diretamente ligada ao prefeito, Tadeu era responsável por assessorar e gerenciar a gestão municipal. Foi durante a gestão de Tadeu à frente da Casa Civil que a prefeitura contratou médicos de forma irregular durante o pico da pandemia da Covid-19, restringiu o acesso à informação de vereadores e vetou trechos da lei que torna crime entregar obras inacabadas.
Disputa pela vice
Tadeu deixou a prefeitura para se filiar ao Avante, partido do prefeito, já na expectativa de ocupar a vice de Wilson Lima. Na época, David Almeida tinha três nomes favoritos para a vaga: além de Tadeu, Shádia Fraxe e Sabá Reis, todos ex-secretários da gestão municipal. Mais tarde, o nome do vice-prefeito Marcos Rotta (PP) também apareceu na disputa.
Com a confirmação de Tadeu na vaga de vice, o Avante já planeja a composição de outras candidaturas, com Sabá Reis concorrendo a uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e Shádia Fraxe disputando uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
Desde o início das negociações entre Wilson e David, o prefeito condicionava o apoio à reeleição do governador à indicação do candidato a vice na chapa. Por outro lado, o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, também pleiteava a vaga com o nome do coronel Alfredo Menezes.