O valor do dinheiro no decorrer do tempo muda, é a chamada inflação. É por isso que os servidores do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) querem uma correção monetária da remuneração deles. Segundo o requerimento, lido pelo presidente do Tribunal, conselheiro Mario de Mello, na sessão desta terça-feira, 22, a atualizações pedidas são referentes aos anos de 2018, 2019 e 2021. O pleno aprovou o pedido que agora vai para a analise dos deputados estaduais do Amazonas.
Conforme o presidente do Tribunal, a diretoria de orçamento informou que há reserva financeira para fazer essa nova despesa. Além disso, o presidente esclareceu que os cálculos contemplam os servidores que ainda vão assumir as vagas este ano, pós concurso público.
Inflação alta
Durante a discussão da proposta, o conselheiro Érico Desterro ressaltou que a inflação em 2019/2020 chegou a 1,96%, já de 2020/2021 ficou em 7,27%. “Se é uma tendência realmente de alta, todos nós temos que nos preocupar inclusive com a nossa própria remuneração sempre objeto de críticas”, comentou Desterro.
Em seguida, o conselheiro também recomendou que o presidente do Tribunal acompanhe de perto a tramitação dessa matéria na Assembleia Legislativa do Amazonas para que não sofra nenhuma alteração. “Recomendo um contato estreito com a Assembleia Legislativa para que lá a discussão gire em torno desses aspectos aí e que não haja qualquer outra intromissão, modificação nesse projeto de lei”, disse Desterro.
Não é um aumento
“Isso não é um aumento é uma reposição salarial”, falou a conselheira Yara Lins ao parabenizar a iniciativa do presidente do Tribunal. “Parabenizo vossa excelência [presidente conselheiro Mario de Mello] que está atualizando a data base dos funcionários e nada mais justo para os servidores que se dedicam”, completou a conselheira.
Este ano, outras casas fizeram as correções monetárias como o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) e a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Essa segunda é para onde vai o projeto de lei que atualiza a remuneração dos servidores do TCE-AM será votado pelos deputados estaduais do Amazonas.