O deputado estadual Thiago Abrahim (União) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para repudiar o desrespeito da empresa Amazonas Energia diante dos frequentes apagões no município de Itacoatiara. O parlamentar afirmou que é “impossível ter desenvolvimento regional com a falta de energia”.
“Trago uma triste realidade enfrentada por diversos municípios do interior do Estado, que é a constante falta de energia. Estive no último fim de semana no município de Itacoatiara, onde pude comprovar de perto os frequentes apagões. Uma verdadeira falta de respeito e de compromisso com a população, que tem um custo muito caro com a energia. Hoje temos uma das energias mais caras do país, com um atendimento de péssima qualidade”, lamentou Abrahim.
O presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Rural e Regional da Aleam ainda disse que sua equipe jurídica dará entrada em alguns requerimentos para que a Amazonas Energia se pronuncie sobre a falta de energia em Itacoatiara e apresente soluções.
“Fica aqui o nosso repúdio e a nossa indignação à Amazonas Energia. Aguardamos que soluções sejam tomadas e o problema resolvido para acabar com esses apagões, que vêm atingindo constantemente Itacoatiara. Isso prejudica crianças, idosos, o comércio, ou seja, a população em geral”, destacou.
Thiago ressaltou ainda que os apagões prejudicam Itacoatiara, que precisa iniciar o processo de mudança para o Linhão de Tucuruí. Outros municípios do Amazonas, segundo o deputado, “precisam trabalhar outras matrizes, como usinas de gás, que hoje são muito fortes, isoladas, que trabalham somente para essa produção, que é caso do município de Coari”.
Quem engrossou o coro de Thiago contra a concessionária foi o deputado Sinésio Campos (PT), notório adversário da empresa. O petista parabenizou o colega parlamentar e relembrou o momento da falta de energia na Aleam durante um pronunciamento seu.
“Aqui tem gerador, mas no interior do estado, na sede dos municípios, o sofrimento é maior. Pessoas estão perdendo eletrodomésticos, alimentos perecíveis, supermercados, mercadinhos. Essa conta, a Amazonas Energia não paga. A Aneel já deixou claro, por várias vezes, que essa empresa deve explicações”, disse.
O deputado ainda acusou a empresa de “pegar o dinheiro” do programa Luz para Todos, inciativa federal para levar estrutura de eletricidade e iluminação a municípios do interior amazonense.