O poeta amazonense Thiago de Mello faleceu aos 95 anos nesta sexta-feira (14), na casa dele, em Manaus. A causa da morte ainda não foi confirmada.
A informação foi divulgada no Twitter do escritor Sérgio Freire, com a afirmação: “Partiu o poeta Thiago de Mello”. Em seguida, a família do poeta confirmou a notícia. A triste novidade causou comoção de admiradores que encheram a rede social de comentários lamentando a morte.
Segundo a Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC/AM), o velório do poeta será realizado no Centro Cultural Palácio Rio Negro, na Avenida Sete de Setembro, número 1546, no bairro Centro, no início da tarde de hoje.
Poeta
Thiago de Mello nasceu no município de Barreirinha, interior do Amazonas e completaria 96 anos de idade no próximo dia 30 de março. Foi um dos poetas e tradutores brasileiros mais influentes e respeitados no país, reconhecido também como um ícone da literatura regional.
Além disso, suas obras foram traduzidas para mais de trinta idiomas e seu poema mais conhecido é Os Estatutos do Homem, onde o poeta chama a atenção do leitor para os valores simples da natureza humana e com o trecho ‘Artigo V’ popularmente recitado.
“Artigo V.
Fica decretado que os homens
estão livres do jugo da mentira.
Nunca mais será preciso usar
a couraça do silêncio
nem a armadura de palavras.
O homem se sentará à mesa
com seu olhar limpo
porque a verdade passará a ser servida
antes da sobremesa“