Em tempos de pandemia, além das informações sobre isolamento social, recebemos orientações para evitar qualquer tipo de contato físico – apertos de mãos, abraços, beijos – e para reforçar os cuidados com a higiene bucal.
Estudos mostram que os fluídos da boca e do nariz são as maiores fontes de disseminação do novo coronavírus. Esses fluídos podem sobreviver por mais de 24 horas, em temperatura ambiente, no metal, vidro, plástico.
Plástico! Isso inclui as superfícies da cabeça, do cabo e das cerdas de nylon da escova de dentes, o que faz dela um local perfeito para esse vírus que aterroriza o mundo, mas também é um ambiente convidativo para o vírus da gripe comum, da herpes bucal entre outros.
Enquanto estiver com Covid-19 é preciso ter alguns cuidados:
1. Durante o período de doença ativa, após a escovação dos dentes, recomenda-se enxaguar muito bem a escova com água corrente e deixar secar até à próxima escoação;
2. Não se deve partilhar objetos pessoais como: sabonete, pasta de dente, toalhas de rosto;
3. A sua escova de dente deve ser guardada separadamente das dos demais membros da casa;
4. Depois que você se livrar da Covid-19, a escova de dentes deve ser trocada.
Referências
- Mata I, Goes AR, Bizzara MF, Importância da higiene oral durante a pandemia: o caso das pessoas institucionalizadas. Escola Nacional de Saúde Pública Universidade Nacional de Lisboa.
- Manfredini MA. cirurgião-dentista, doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e tesoureiro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp).
Colunista Hewelyn Reis – Graduada em Odontologia pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Estudante de especialização em prótese dentária e curso de Facetas em Resinas Compostas.