Devido o aumento no número de casos da Covid-19 no Amazonas, as atividades na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e na Câmara Municipal de Manaus (CMM) permanecerão na modalidade híbrida, ou seja, de forma presencial ou virtual – pela internet.
Questionadas pelo Manaus 360°, as casas legislativas confirmaram o regime híbrido para a atuação dos deputados e vereadores neste primeiro momento de 2022 e pontuaram sobre o retorno do exercício no próximo mês, como consta no regimento interno das casas.
A Assembleia Legislativa, por exemplo, retorna no dia 1° de fevereiro. Já a Câmara Municipal retorna no dia 2, cinco dias antes do previsto no regimento interno, pelo qual os vereadores retornariam no dia 7 de fevereiro.
Ausência de parlamentares
A Assembleia e a Câmara seguem no regime de trabalho híbrido desde o início da pandemia e, mesmo após Manaus ter caminhado para a normalidade – em meados do mês de outubro e novembro de 2021, com o avanço da vacinação e baixos números de pessoas acometidas pelo vírus -, os parlamentares continuaram usufruindo e não comparecendo às casas, enquanto o comércio, bares e casas de shows funcionavam a portas abertas.
Assembleia
A Assembleia Legislativa do Amazonas tem como atuantes os deputados estaduais, onde a função principal é a de legislar, ou seja, criar as leis estaduais, de acordo com o que está definido na Constituição Federal e na Constituição Estadual. Além de fiscalizar o poder executivo estadual, que tem como representante o Governador.
Câmara Municipal
Já a Câmara Municipal de Manaus possui vereadores que são responsáveis pela criação de projetos de leis, indicações, requerimentos, moções, também pela fiscalização do Poder executivo Municipal e pela aprovação de leis que venham beneficiar e trazer mudança a sociedade manauara.
Segundo a CMM, o motivo para o retorno adiantado dos vereadores é o agravamento do quadro da pandemia da Covid-19 e das fortes chuvas que têm atingido Manaus neste período de inverno amazônico.