O presidente Jair Bolsonaro (PL) deve trocar, pela segunda vez, o comando da superintendência da Polícia Federal (PF) no Amazonas. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o escolhido foi o delegado Eduardo Fontes que assume a vaga deixada por Leandro Almada, que vai para a chefia da PF na Bahia.
A ida de Almada, que também já passou pela estrutura da secretaria estadual de Segurança Pública (SSP-AM), para a Bahia é considerada uma promoção interna. A troca ainda não foi oficializada no Diário Oficial da União (DOU), mas Fontes já se encontra na capital amazonense.
Essa é a segunda troca no comando da corporação no Amazonas. Em abril de 2021, Alexandre Saraiva deixou a chefia da PF após denunciar o então ministro do meio ambiente Ricardo Salles (PL) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por um suposto esquema para obstruir a investigação de crimes ambientais do setor madeireiro.
Eduardo Fontes atuava na delegacia da PF em Sorocaba, no interior de São Paulo, e também como professor em cursos preparatórios para concursos nas áreas policiais.