O presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, emitiu um comunicado aos filiados proibindo apoios a pré-candidatos e candidatos que não façam parte ou não estejam coligados ao partido nas eleições municipais de 2024. O presidente destacou que quem infringir a ordem estará cometendo infidelidade partidária, o que pode ocasionar perda de mandato.
A medida foi vista como um recado ao deputado federal Saullo Vianna (União), que apoia as pré-candidaturas do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), à reeleição na capital e do vereador Mateus Assayag (PSD) para a Prefeitura de Parintins. Ocorre que o governador Wilson Lima, presidente estadual do União Brasil no Amazonas, tem candidatos nas duas cidades: o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputado Roberto Cidade (União), em Manaus e a vereadora Brena Dianná (União) em Parintins.
A veracidade da nota foi confirmada pelo secretário de Governo do Amazonas, Sérgio Litaiff Filho, que também ocupa o cargo de terceiro vice-presidente do União no estado.