Na próxima segunda-feira (29), os cinquentões, de 55 a 59 anos, e que possuem alguma comorbidade – por exemplo, cardiopatia, diabetes e obesidade mórbida – começam a receber a vacina contra a Covid-19, em Manaus.
Segundo Aline Rosa Martins, secretária municipal de saúde interina, a vacinação será feita no período de uma semana. Ou seja, inicia com as pessoas de 59 anos, no dia 29, e os demais nos dias seguintes, em ordem decrescente. Assim, as pessoas que têm de 58 anos receberão a vacina na terça-feira (30); 57, na quarta-feira (31); 56, na quinta-feira (1º de abril) e os de 55, no sábado (3 de abril) – sexta-feira a prefeitura não aplica vacina.
Que horas ir e o que levar?
O atendimento será feito nos sete pontos da prefeitura, que já funcionam com pontos fixos e drive-thru, das 9h às 16h, nas diversas áreas geográficas da cidade. A capacidade de atendimento de cada ponto será de 800 pessoas por dia, que serão agendadas de forma eletrônica pelo Imuniza Manaus. Para saber a data e a hora em que vai ser vacinado, o usuário deve acessar o sistema e clicar em ‘Consultar 1ª dose’.
Para receber a vacina, além de está na faixa dos cinquentões, é obrigatório apresentar um laudo médico, original e cópia, além de documento de identidade original, com foto, e CPF. No caso dos diabéticos, podem apresentar uma receita médica, original e cópia, em papel timbrado oficial do Sistema Único de Saúde (SUS) ou de estabelecimento de saúde da rede privada.
As datas de atendimento das próximas faixas etárias e dos portadores das outras comorbidades serão definidas de acordo com o recebimento de novas doses de vacina pelo município.
*Com informações da assessoria