As crianças de 6 a 9 anos de idade, sem doenças preexistes, podem ser vacinadas contra a Covid-19 a partir de quinta-feira (27), segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O anúncio foi feito pelas redes sociais do prefeito David Almeida (Avante) na tarde de hoje (26).
O atendimento para a nova faixa etária vai ser possível por conta da aplicação da CoronaVac às crianças, segundo a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe. “Com a autorização da Anvisa e do Ministério da Saúde, para o uso da CoronaVac na população de 6 a 11 anos, ampliamos a disponibilidade de doses para o público infantil, que até então só podia ser imunizado com a Pfizer pediátrica”, explicou a secretária.
Atualmente, a Semsa conta com um estoque de aproximadamente 23 mil doses dos dois imunizantes, CoronaVac e Pfizer.
Pontos de atendimento
Os quatro pontos de atendimento exclusivo de crianças contra a Covid-19 são: Parque Cidade da Criança, na zona Sul; Clube do Trabalhador-Sesi, na zona Leste; e Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na zona Oeste, com funcionamento de segunda a sábado, das 9h às 16h; e shopping Manaus Via Norte, na zona Norte, que atende nos mesmos dias, das 10h às 16h.
Para ser vacinada, a criança deve estar acompanhada por um dos pais ou outro responsável maior de 18 anos, com documento de identidade. Os documentos infantis obrigatórios são: certidão de nascimento ou documento de identificação original com foto; cartão nacional do SUS ou CPF, e a caderneta de vacinação.