Até esta quinta-feira (19), adolescentes indígenas de 12 a 17 anos que vivem no Parque das Tribos, primeiro bairro indígena de Manaus, recebem a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Para vacinar os jovens do Parque das Tribos, a secretaria de saúde da capital (Semsa) estruturou dois pontos estratégicos para o atendimento, sendo um na Igreja Arcanjo Gabriel e o outro na Maloca dos Povos Indígenas.
Além do Parque das Tribos, a ação de vacinação abrange ainda as comunidades Jurupari e Waikiru, por meio de equipes volantes, permitindo maior acesso aos jovens e adolescentes indígenas, que residem nesses locais e que aguardam a vacina.
Segundo a prefeitura de Manaus, jovens de 25 diferentes etnias já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, entre elas os povos Mura, Kokama, Tikuna, Tucano, Baniwa, Mundurucu, Baré, Tariano, Apurinã, Arapasso, Saterê-Mauê, Kambeba, Dessana e Macuxi.
Pandemia
Os povos indígenas foram extremamente afetados pela pandemia da Covid-19, especialmente os que vivem em contexto urbano, como é o caso dos moradores do Parque das Tribos.
Em janeiro, durante o colapso do oxigênio hospitalar em Manaus, indígenas do Parque das Tribos chegaram a montar, com recursos próprios, uma enfermaria de campanha para atender a comunidade, que encontrava dificuldades de atendimento na rede pública.