O Amazonas recebeu o primeiro lote da vacina pediátrica contra Covid-19 da Pfizer (Cominaty) na manhã desta sexta-feira (14), com um total de 34.500 doses com o rótulo na cor laranja e que devem ser entregues aos municípios ainda neste fim de semana, segundo o governador Wilson Lima (PSC).
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) afirmou ao Manaus 360° que a previsão para início da vacinação em crianças entre 5 e 11 anos de idade é na próximo segunda-feira (17), cumprindo o plano estratégico de vacinação.
Doses distribuídas
Os 1,2 milhão de doses distribuídas entre os estados é a primeira remessa das 4,3 milhões doses pediátricas que devem ser estregues ainda em janeiro. Com uma estimativa de 20 milhões de vacinas distribuídas neste primeiro trimestre, segundo o Ministério da Saúde. Esse imunizante é o único autorizado para esta faixa etária no país, e que traz um frasco na cor laranja, para enfatizar a diferença com a vacina utilizada no público de 12 anos e mais, que possui a embalagem roxa.
Vacinação em Manaus
Já em Manaus, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos deve estar concentrada em apenas quatro locais – que ainda devem confirmar e ser divulgados – com grande fluxos e com condições de segurança sanitária, de acordo com o Plano de Operacionalização da Prefeitura de Manaus, aprovado na última terça-feira (11) pelo Gabinete de Crise da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Nesses locais não haverá aplicação de outros tipos de vacina para essa mesma faixa etária, nem a imunização de outros públicos, somente para a imunização das crianças.
Orientações
O primeiro grupo a ser vacinado é o de crianças com deficiência permanente e as que têm comorbidades. Depois, serão vacinadas as crianças indígenas e quilombolas. O terceiro grupo será o das que vivem em instituições de longa permanência (abrigos e orfanatos); e, a partir daí, a vacina passa a ser oferecida de acordo com a idade, sendo uma idade por vez.
Entretanto, para ser vacinada, a criança deve estar saudável e não pode ter recebido nenhuma outra vacina nos últimos 15 dias. Os pais e responsáveis precisam levar no momento da vacinação três documentos da criança: certidão de nascimento ou um documento original com foto; cartão nacional do SUS ou CPF, e a caderneta de vacinação. No caso das crianças com comorbidades, deve ser apresentado laudo médico.
A meta é de vacinar 90% da população de 5 a 11 anos residente em Manaus que, de acordo com projeção do MS, totaliza 260.721 crianças.