A pequena Ângela Conceição Alvarenga, de apenas 6 anos, foi a primeira criança vacinada contra a Covid-19 no Amazonas. Ao lado da mãe, Ângela recebeu a primeira dose do imunizante nesta segunda-feira (17), no parque Cidade da Criança, em Manaus.
A cerimônia foi simbólica e marca o início da vacinação para crianças de 5 a 11 anos no estado, que ocorre após o Ministério da Saúde abrir consulta e audiência pública sobre o tema. Em diversos momentos, autoridades federais chegaram a questionar a vacinação pediátrica, mesmo após aprovação da Anvisa ainda em dezembro de 2021.
O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, chegou a sugerir a obrigatoriedade de prescrição médica para a vacinação de crianças, proposta que foi rejeitada nas diretrizes finais do ministério. Para receber o imunizante, crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, ou então apresentar autorização por escrito.
Mudança de tom
Na cerimônia desta segunda, estavam presentes o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e o prefeito da capital, David Almeida (Avante). Ambos são alinhados ao presidente Jair Bolsonaro (PL), um dos principais sabotadores da vacinação no Brasil.
Durante a pandemia, por diversas vezes, Estado e prefeitura adotaram medidas que iam de encontro ao discurso do presidente. David Almeida, por exemplo, até 2021, insistia em desobrigar o uso de máscaras em Manaus. Além disso, o prefeito relutou em cancelar grandes eventos como o Réveillon e o Carnaval na capital.
Agora, o prefeito muda o tom em defesa da vacinação. Ao lado de Wilson Lima, David Almeida destacou a importância da imunização e lembrou que “a vacina funciona como um escudo de proteção” contra o vírus e suas complicações.
Os alertas chegam em um momento de alta desenfreada nos casos de Covid-19 no Amazonas. Neste domingo (16), a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) registrou 3.079 novos casos e uma morte por Covid no estado. Com a alta, o Amazonas voltou à fase laranja da pandemia, a terceira mais grave na escala da FVS.
Campanha de vacinação
Nesta nova fase da campanha de imunização contra a Covid, serão vacinadas crianças de 5 a 11 anos que apresentem comorbidades ou deficiências permanentes. Em Manaus, a vacinação de crianças será concentrada em quatro pontos da capital, das 9h às 16h:
- Parque Cidade da Criança, na zona centro-sul;
- Clube do Trabalhador/SESI, na zona leste;
- Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na zona oeste;
- Shopping Manaus Via Norte, na zona norte.
Ao todo, o Amazonas recebeu 34,5 mil doses do imunizante da Pfizer, o único aprovado pela Anvisa para crianças, que serão distribuídos proporcionalmente entre todos os 62 municípios do estado.
O cronograma de vacinação segue com indígenas e quilombolas; crianças que vivem em lar com pessoas com risco para evolução grave de Covid-19. Após esses públicos, a vacinação vai estar disponível para as crianças sem comorbidades na seguinte ordem: crianças entre 10 e 11 anos; entre 8 e 9 anos; 6 e 7 anos; e com 5 anos de idade.