A Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Apiam) enviou, nesta terça-feira (24), à Casa Civil do governo federal a indicação dos nomes de Vanda Witoto (Rede Sustentabilidade) e Emilson Mundiruku (PSDB) para assumir o comando da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em Manaus.
Um dia antes, na segunda-feira (23), o governo federal exonerou o então coordenador regional da Funai em Manaus, tenente-coronel Francisco de Souza Castro. Ao todo, foram exonerados 33 coordenadores da Funai e outros 11 coordenadores de saúde indígena após a visita do presidente Lula (PT) à Terra Indígena Yanomami.
Indicados
Vanda Witoto é ativista indígena e ficou famosa pela atuação junto ao Parque das Tribos, bairro indígena de Manaus, durante a pandemia da Covid-19. Em 2022, concorreu a uma vaga de deputada federal e obteve 25,5 mil votos. Vanda também foi a primeira pessoa vacinada contra o coronavirus no Amazonas.
Já Emilson Munduruku é professor e ex-presidente do Conselho Estadual de Educação Indígena entre 2018 e 2020. Também foi candidato a uma vaga na Câmara Municipal de Borba, em 2016.