A enfermeira e líder indígena Vanderlecia Ortega dos Santos, mais conhecida como Vanda Witoto, anunciou que será candidata a vereadora de Manaus pelo partido Rede Sustentabilidade (Rede). Esta será sua segunda experiência eleitoral no território amazonense. Em 2022, a representante indígena recebeu 25.545 votos para deputada federal, sendo que 17.623 desses foram na capital amazonense, mas não conseguiu se eleger devido às regras do quociente eleitoral.
“Este ano, com a responsabilidade que o momento exige, quero buscar meu primeiro mandato no Legislativo Municipal. Há oito anos, tenho lutado por nossas periferias, pela justiça social, educação, moradia, saúde, melhores condições de acesso à renda e ações de combate à crise climática. Com um mandato, podemos fazer ainda mais e legislar pelas nossas lutas. Preciso do apoio de todos para chegar lá”, disse em suas redes sociais.
A base eleitoral de Vanda Witoto é a comunidade Parque das Tribos, localizada no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste de Manaus. O local abriga mais de 700 famílias formadas por mais de 30 etnias indígenas, sendo o maior bairro indígena de todo o país. Em vídeo, a pré-candidata informou que terá três prioridades em sua plataforma: políticas públicas em saúde, educação, cultura, meio ambiente e moradia; ser a primeira mulher indígena a ocupar uma vaga na Câmara Municipal; e novas práticas políticas, com maior participação popular.
O lançamento também pode afastar a chance de Vanda Witoto ser escolhida como vice na chapa do ex-deputado Marcelo Ramos (PT). A líder indígena estava cotada desde que a Rede declarou apoio aberto ao petista, mesmo estando em federação com o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que tem como pré-candidata a advogada Natália Demes.