A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) confirmou, nesta quarta-feira (18), seis casos de Covid-19 provocados pela variante Delta, que foi inicialmente identificada na Índia. Entre os casos, quatro foram registrados em Manaus e outros dois no município de Maués.
Segundo a FVS, os pacientes apresentaram apenas sintomas leves da doença e não necessitaram de internação hospitalar. Quatro pacientes apresentaram esquema vacinal completo contra a Covid-19, um estava com a aplicação da primeira dose e um não havia sido vacinado.
As pessoas que testaram positivo tem histórico de viagens recentes aos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro ou tiveram contato com pessoas que passaram por esses estados.
Variante Delta
De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, a variante Delta já circula em 15 estados e no Distrito Federal.
O infectologista Julival Ribeiro ressalta que os estudos ainda não comprovaram se a Delta é mais letal ou não, mas já está comprovado que ela é bem mais transmissível, algo em torno de 60% mais contagiosa que o vírus original. “O problema é esse. Nós não podemos pensar que a pandemia já acabou”, ressalta.
Em comunicado, o Ministério da Saúde destaca a importância da população se vacinar contra a Covid-19 “para reduzir o caráter pandêmico” da doença. A pasta enfatiza ainda a necessidade das pessoas, mesmo que já imunizadas, sigam as recomendações de uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento social.
Vacinação
Em uma nota conjunta, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reforçaram a importância da vacinação completa para evitar as mortes e casos graves causados pela doença.
“É fundamental o esquema vacinal completo para todos os elegíveis, a fim de proteger contra os casos graves e óbitos por Covid-19, incluindo os relacionados à variante Delta, além da necessidade de ampliar e acelerar a vacinação”, disseram.
Em Manaus, a prefeitura já vacina o público geral a partir dos 12 anos, sem comorbidades. Em todo o estado do Amazonas, já são 2,1 milhões de pessoas vacinadas com ao menos uma dose do imunizante contra a Covid. Segundo a FVS, deste total, 797 mil já concluíram o ciclo vacinal com as duas doses ou a vacina em dose única.