Parlamentares da Câmara Municipal de Manaus (CMM) criticaram os ataques virtuais à empresária Izabelle Fontenelle, noiva do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). No último fim de semana, um dossiê relatando o relacionamento da futura primeira-dama com empresários e outros políticos no passado viralizou na internet.
Na sessão desta segunda-feira (18), os vereadores Raulzinho (PSDB) e Luis Mitoso (PTB), ambos vice-líderes de David Almeida na CMM, criticaram duramente o vazamento das informações. Raulzinho afirmou que o fato era uma tentativa de “assassinato de reputação” de Izabelle, enquanto Mitoso falou inclusive em acionar o Conselho de Ética se fosse constatada a participação de algum parlamentar na elaboração do dossiê.
“Não podemos aceitar de maneira nenhuma, por questões políticas, quererem atacar ou denegrir qualquer mulher que seja. A própria Bíblia diz ‘quem não tem pecado que atire a primeira pedra’. O que a gente está vendo nos últimos dias é a tentativa de execrar, por motivos políticos é claro, uma mulher da sociedade. […] não podemos deixar de maneira nenhuma essa carnificina, esse ódio desordenado, essa briga pelo poder influenciar ou destruir quem quer que seja”, disse Raulzinho.
O vereador Sassá da Construção Civil (PT) também utilizou a tribuna para criticar os ataques sofridos por Izabelle Fontenelle, destacando a publicação das informações pessoais dela por blogs e portais de notícias.
“A gente fala no mundo inteiro de violência contra a mulher. Conheço várias colegas que tiveram um passado difícil e que hoje são grandes mulheres. Aí por causa do jogo sujo da política, as pessoas confundem a mulher [com o político]. Cadê o respeito pela mulher? Ela tanto faz ser mulher do governador, do vereador, de um gari, de um juiz, ela precisa ser respeitada de todo jeito”, declarou.
Em seguida, o vereador Luis Mitoso também repudiou os ataques à noiva do prefeito e sugeriu a participação de parlamentares no caso.
“Espero sinceramente que não tenhamos nenhum agente político desta casa envolvido nesta situação. Porque se houver, cabe a nós acionarmos a nossa Comissão de Ética. […] eu estou fazendo uma suposição, não estou acusando ninguém, mas se houver, é necessário que esta casa tome providências. Eu tenho dito sempre que a oposição sempre será oposição, […] infelizmente o que estamos vendo é uma oposição irresponsável, que não mede o que fala, não tem respeito, não observam ética profissional, não tem escrúpulos, não tem moral. É uma perfeita ausência de caráter”, declarou.
Membro da oposição parlamentar, o vereador Rodrigo Guedes (Podemos) também prestou solidariedade à Izabelle Fontenelle, mas criticou as insinuações de Luis Mitoso de que o grupo contrário a David Almeida teria relação com o vazamento das informações. O parlamentar ainda afirmou que o autor do fato seria um assessor parlamentar do deputado estadual Wanderley Monteiro (Avante) chamado Aleksander Cunha Braga.
“A gente já começa desmontado a hipótese de que isso é obra da oposição. É o assessor de um deputado estadual do Avante. Ele foi nos portais entregar um envelope com um pendrive e também outros materiais que vimos nos últimos dias”, disse.
Guedes ainda questionou quem teria tirado as fotos do celular de Izabelle Fontenelle, sugerindo que poderia ser alguém do circulo íntimo da empresária.