Com recente ida ao Estados Unidos é a terceira vez, ao longo do mandato, que o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) passará quase uma semana no exterior “para tratar sobre parcerias institucionais de extrema relevância para o desenvolvimento tecnológico do município”, é o que diz a justificativa anunciada pela Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).
A viagem com “jeitão” de oficial, entretanto, não foi informada oficialmente à Câmara Municipal de Manaus (CMM), ainda assim, o vice-prefeito Marcos Rotta assume interinamente a Prefeitura.
Agenda de turista
De acordo com o divulgado pela própria Prefeitura, nesta segunda-feira (11), a “maratona” de David Almeida no exterior iniciou hoje, em Boston, nos Estados Unidos da América (EUA), “para participar do Boston Innovation, o prefeito participa do Programa Epic (Innovation For Cities), uma missão internacional que apresenta casos de inovações em cidades de todo o mundo, exclusivo para prefeitos do Brasil e instituições convidadas”.
A programação segue até sexta-feira (15), com, segundo a Prefeitura, reunião no consulado-geral do Brasil em Nova Iorque, visita ao distrito financeiro, visita à prefeitura de Boston, além de master classes sobre políticas públicas. Em resumo, cinco dias de turismo nos EUA.
Maratonas
Desde que assumiu a Prefeitura de Manaus, o prefeito David Almeida viajou ao menos outras duas vezes para o exterior com o intuito, segundo a Prefeitura, de “divulgar Manaus”.
Entre as viagens, estão uma ida a Nova York, para participar da tradicional maratona, em novembro, além de um tour pela Europa, passando por Barcelona, na Espanha, e Paris, na França, participando de eventos esportivos. Nesta viagem, em 2022, David Almeida foi acompanhado de uma comitiva composta por secretários, assessores de comunicação e até seguranças.
De acordo com informações disponíveis no portal da Transparência, para Paris e Barcelona a Prefeitura desembolsou, pelo menos, R$ 185,7 mil com diárias e passagens destinadas aos servidores Clécio Freire, secretário municipal de finanças; Israel Conte, secretário de comunicação; Aurilex Moreira, então secretário municipal de esportes; João Paulo Melo da Fonseca, coordenador da faixa liberada; Tenente Renato Araújo Mota, subchefe da Casa Militar; Tenente William de Oliveira Dias, secretário da Casa Militar; e os servidores Paulo José Israel Júnior e Dhyeizo Moreira de Lemos.
Ao Ministério Público do Estado (MPE-AM), que questionou os gastos, a Prefeitura respondeu que a ida do prefeito a Barcelona teve objetivo de “atrair maratonistas estrangeiros e suas famílias para o evento esportivo a ser realizado na capital amazonense em outubro/2022”.