O Ministério Público Eleitoral defendeu nesta quinta-feira, 18, a rejeição da ação movida pelo governador Wilson Lima (União Brasil) que pedia a remoção e direito de resposta contra uma postagem feita nas redes sociais Ricardo Nicolau (Solidariedade), que também concorre ao governo do Amazonas.
A postagem em questão mostra uma garrafa de vinho sendo aberta e traz a hashtag #NuncaEsqueceremos em referência à crise da falta de oxigênio em hospitais públicos em 2021. O vídeo segue disponível no Facebook e no Instagram.
O vídeo em si postado por Ricardo Nicolau não faz qualquer menção a Wilson Lima. A legenda da postagem faz alusão ao caso da compra de respiradores superfaturados em uma loja de vinhos.
No último dia 12, os mesmos pedidos de Wilson Lima já haviam sido negados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Na decisão, o juiz Ronnie Frank Stone indeferiu a liminar e apontou que a defesa do atual governador não apresentou argumentos com a relevância jurídica necessária para que os pedidos pudessem ser aceitos.
Para o MP Eleitoral, a postagem não divulgou fatos que não sejam verdadeiros, portanto, não há motivo para direito de resposta. “Afinal, a afirmação de que o governador foi denunciado e virou réu no STJ é verdadeira”, diz um trecho do documento.