Escolas das redes municipais e estaduais voltam a receber estudantes a partir desta segunda-feira (23), data que marca o retorno das aulas presenciais em Manaus. Segundo estimativas das secretarias municipal e estadual de educação, 426 mil estudantes devem voltar às salas de aula na capital.
Mesmo assegurando a adoção de medidas preventivas, profissionais da educação pregam cautela no retorno presencial. A professora Ana Cristina Rodrigues, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), lembra que nem todos os estudantes estão inclusos na campanha de vacinação, que só atende adolescentes a partir dos 12 anos.
Na rede estadual, a expectativa é que 82% dos alunos chegue nesta segunda-feira com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. A Seduc também informou que todos os 16 mil profissionais da rede estadual já completaram o ciclo vacinal.
Nas escolas municipais, a Semed informou que as escolas que não estiverem adequadas não devem retornar. De acordo com a pasta, alunos de 29 escolas permanecem com o sistema híbrido, enquanto outras 88 escolas ficam apenas nas aulas remotas.