O governador do Amazonas, Wilson lima (PSC), assinou um contrato para a compra de 1 milhão de vacinas Sputnik V para o Amazonas. O anúncio foi feito pelo próprio via Twitter, na noite desta segunda-feira (22). segundo Lima, o contrato foi feito por meio de um consórcio interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.
Além de informar sobre a compra de 1 milhão de vacinas russas contra o vírus da covid-19, Wilson Lima pontuou que o Amazonas é o Estado que mais vacinou no Brasil até agora. “Hoje somos o Estado que mais vacina no Brasil e estamos trabalhando para avançar ainda mais. Vamos vacinar!”
Prioridade
Com o anúncio breve no Twitter, o governador ainda não informou mais detalhes sobre a novidade. Por exemplo, ainda não é possível saber qual a previsão da chegada dessas doses ou qual será a lista de prioridade. Em fevereiro deste ano, a Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) pediram prioridade para oito cidades na distribuição da vacina.
Para se chega a lista das oito cidades, as Defensorias levaram em consideração a situação epidemiológica do Estado, na época. Para os órgãos, as cidades que devem receber primeiro as novas doses são: Manaus, Manacapuru, Tefé, Iranduba, Itacoatiara, Parintins, Coari e Tabatinga. Além disso, ainda falando em prioridade, as Defensorias querem que vacinem os maiores de 50 anos, urgentemente, com as duas doses.