O governador Wilson Lima (PSC) anunciou, nesta tarde (20), novos ajustes no decreto que define as medidas de restrições como prevenção da Covid-19. Entre as alterações, o governador facultou a volta das aulas presenciais para as creches e escolas do ensino fundamental 1 e 2 da rede privada. Para isso, as escolas precisam ter limite de capacidade de 50% e o uso de máscara e álcool em gel é obrigatório.
Também fica liberado o funcionamento de cursos técnicos, estágios e cursos do ensino superior relacionados à saúde. Além de aulas presenciais mediadas por tecnologia em zona rural e educação indígena da rede estadual.
A restrição de circulação pessoas permanece das 21h às 6h. O novo decreto passa a valer nesta segunda-feira e vai até dia 4 de abril.
Flutuantes e salões de beleza
Agora, os flutuantes que funcionam como restaurantes podem operar das 9h às 16h, de segunda-feira a sábado, mas sem música ao vivo e com capacidade de público de até 50%. Já os salões de beleza e clínicas de estética dentro dos shoppings podem seguir o horário do local, ou seja, de segunda a sábado, das 10h às 20h. Aqueles que estão localizados fora de centros comerciais, o funcionamento está liberado das 9h às 18h.
Além disso, as academias e atividades esportivas estão liberadas em todas modalidades individuais de segunda a sábado, das 6h às 20h. Os transportes fluviais tiveram o seu horário expandido, podendo funcionar agora com até 70% da sua capacidade em viagens de até 1 hora.
Vacina para PM, PC e Bombeiros
Com o recebimento de 221 mil doses de vacinas contra a Covid-19, o governador anunciou também que o Amazonas ultrapassou a marca de 1 milhão de vacinas no Estado. Com isso, será possível vacinar todos os idosos de 60 a 64 anos com comorbidades e iniciar a imunização daqueles com menos de 60 anos.
Wilson Lima também afirmou que a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de bombeiros estão na linha de frente no combate ao coronavírus e serão vacinados a partir do dia 28 de março.