O governador Wilson Lima (União) protocolou um novo pedido de empréstimo no sistema da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). No início do mês, a casa já havia aprovado um empréstimo de R$ 220 milhões no Banco do Brasil para investimentos em infraestrutura. Agora, Wilson pede autorização para emprestar 200 milhões de dólares – equivalente a R$ 980 milhões na cotação atual – ao Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (IBRD, em inglês).
A mensagem governamental com o pedido foi protocolada no Sistema de Apoio Legislativo da Aleam, na qual tramita sob o número 1108/2023. Segundo a mensagem, o empréstimo ocorre na modalidade de “Desenvolvimento de Políticas Públicas” (Development Policy Loan – DPL), “em apoio ao Programa de Sustentabilidade Fiscal, Econômica, Social e Ambiental do Estado do Amazonas – Pró-Sustentável II”.
“No curto prazo, irá apoiar as medidas de controle do avanço das despesas correntes, decorrentes do efeito pós-pandemia Covid, e da queda de arrecadação tributária, notadamente do ICMS. Simultaneamente, reforçar investimentos nos mecanismos de proteção ao meio ambiente, de incentivo às iniciativas de bioeconomia e serviços ambientais, com oportunidades de geração de empregos verdes e renda nos municípios do interior”, diz o projeto.
Além disso, a proposta afirma ter o objetivo de reduzir o déficit em infraestrutura, habitação e saneamento básico na cidade de Manaus e no interior do Amazonas. O projeto pode ser votado pela Aleam já nesta quinta-feira (23).