O governador Wilson Lima (União) declarou nesta quinta-feira (21) que não tem certeza se haverá pagamento do abono do Fundeb aos trabalhadores da educação estadual. A justificativa é de que houve queda de arrecadação no Amazonas em 2023.
Wilson afirmou que irá esperar os repasses de dezembro e se houver abono, será somente em janeiro de 2024. As declarações ocorreram em entrevista à rádio BandNews Difusora.
“Do recurso que vem para o estado, temos um percentual de investimento com pessoal, que é de 70%. E a gente chegou a esse percentual de 70%. Quando é que acontece o abono do Fundeb? Quando a gente tem uma folga ou um excesso de arrecadação ou de repasse e sobra esse recurso e aí a gente partilha entre os profissionais. A gente está no fechamento do ano, mas tudo indica que eu não vou ter recurso suficiente para poder fazer essa partilha. E eu estou, aqui, estudando com a minha Secretaria de Fazenda o que a gente vai conseguir fazer, ou no finalzinho desse ano ou início do ano que vem, com relação a essa questão do abono do Fundeb”, disse Wilson.
Nessa quarta-feira (20), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), alegou que a prefeitura não possui saldo para realizar o pagamento do Fundeb aos servidores municipais. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) afirma que 93% do dinheiro foi utilizado para “pagamentos de folha de pessoal, e os demais 7% foram aplicados nas despesas operacionais das unidades escolares”