O governador Wilson Lima (União) inaugurou nesta segunda-feira (15), o Trevo do Rapidão Rodoanel Metropolitano de Manaus, localizado na avenida dos Oitis com a Alameda Cosme Ferreira, na zona leste da capital. O trevo integra a segunda etapa do Rapidão, que teve seu primeiro trecho inaugurado em 2023.
Iniciada em 2020, a obra realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), recebeu investimento total de R$ 18,4 milhões.
“Mais um dia muito feliz porque hoje a gente está concretizando aquilo que planejou e aquilo que o Distrito Industrial, que o povo dessa região sonhou, desejou que efetivamente pudesse acontecer”, destacou o governador. “Uma obra que definitivamente transforma a vida das pessoas, que vai gerar emprego, renda, oportunidade e que vai facilitar a vida de quem precisa passar por aqui”, completou.
O governador destacou que o novo corredor viário de Manaus desviará a circulação de veículos pesados do Centro, facilitando o deslocamento entre as zonas norte e leste da capital e o acesso ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, motivo pelo qual foi batizado de Rapidão Rodoanel Metropolitano.
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União), participou da inauguração ao lado do governador. Na última semana, Cidade exerceu a função de governador por alguns dias devido a uma viagem internacional de Wilson Lima e férias do vice-governador, Tadeu de Souza (Avante). O parlamentar é franco pré-candidato à Prefeitura de Manaus e tem cada vez mais participado de eventos públicos na capital amazonense.
Participaram ainda os também deputados estaduais Delegado Péricles (PL) e Mário César Filho (União); os vereadores Allan Campelo (Podemos), Márcio Tavares (Republicanos) e Professora Jacqueline (União); os prefeitos Gamaliel Andrade (Tapauá) e Zé Roberto (Canutama); secretários estaduais como Carlos Henrique Lima (Seinfra) e o deputado federal Fausto Jr. (União) que assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
A Prefeitura de Manaus não enviou representantes para o evento. O prefeito David Almeida (Avante) está em viagem de férias. O vice-prefeito Marcos Rotta (PP), que exerce as funções de prefeito temporariamente, não participou e nem enviou auxiliares para acompanhar a entrega da obra.
Sobre o trevo
A estrutura do trevo possui área total de 245 mil metros quadrados e conta com oito alças, sendo quatro internas e quatro externas. As alças internas possuem 6,5 metros de largura, com extensão total de 1.220 metros, enquanto as alças externas contam com 6,5 metros de largura e extensão de 1.640 metros. As pistas possuem 10,80 metros de largura com três faixas em cada sentido.
O trevo possui ainda duas pontes paralelas, sendo uma com 54 metros de comprimento por 10,80 metros de largura, e outra com 33 metros de extensão por 8,30 de largura. Em ambos os casos, a altura das pontes é de seis metros. O eixo superior corresponde à alameda Cosme Ferreira e o eixo inferior à avenida dos Oitis.
Entre os serviços realizados na obra estão pavimentação; drenagem superficial e profunda; aplicação de concreto projetado nos taludes; tratamento e reparo nas juntas de dilatação; tratamento nas vigas debaixo do viaduto e colocação de guarda-corpo em toda a extensão do viaduto; implantação de calçada, meio-fio e sarjeta; sinalização horizontal e vertical; e instalação de defensas.