O governador Wilson Lima (União Brasil) nomeou Bernardo Monteiro de Paula — ex-diretor da Fundação de Cultura, Eventos e Turismo (Manauscult) durante a gestão de Arthur Neto (sem partido) — para o cargo de secretário-executivo da Secretaria de Governo (Segov).
Criada em dezembro de 2022, a Segov é responsável pela articulação política do governo estadual. O cargo é o segundo mais importante da pasta, abaixo apenas do titular Sérgio Littaiff Filho. O decreto de nomeação foi publicado na edição dessa segunda-feira (27) do Diário Oficial do Estado (DOE).
Bernardo esteve à frente da Manauscult entre 2013 e 2020, durante os dois mandatos de Arthur Neto. Durante a sua gestão, foi criado o festival Passo a Paço, conhecido hoje como #SouManaus, e importantes prédios, como a biblioteca João Bosco Evangelista, o Paço da Liberdade e o Les Artistes Café-Teatro, foram reformados.
Contudo, o gestor não esteve imune à críticas do setor audiovisual. Em 2017, o diretor amazonense Aldemar Matias, em entrevista ao site Cineset, criticou a Manauscult e a Secretaria de Cultura (SEC) por estarem muito aquém do que realmente poderiam fazer pelo setor na capital e no estado.
“Isso não é falta de dinheiro, é falta de vontade política. O primeiro grande problema é que o realizador de audiovisual aqui não é visto como um profissional que pertence a uma indústria e que esta precisa ser fomentada. A falta de estratégia, a descontinuidade dos editais, a maneira que eles são formatados: tudo indica que permanece a visão da ‘ajudinha pro artista’ e o que vier é lucro”, afirmou.
Com o retorno de Alonso Oliveira (Avante) à Câmara Municipal de Manaus (CMM), a cadeira de diretor-presidente da Manauscult encontra-se vaga desde o início de fevereiro. Atualmente, a fundação é comandada de forma interina pela diretora de Turismo, Oreni Braga.