No ano em que nasce o Manaus 360º, a capital do Amazonas reflete uma espécie de “fla-flu” da política que se estabeleceu no mundo. Nesse contexto, em que a educação, a medicina, a lógica e a democracia são colocados em xeque, cabe ao jornalismo apresentar os fatos de interesse público, analisá-los criticamente, sem perder de vista que a crítica não é direcionada à pessoa, mas à decisão ou projeto da autoridade pública.
O tal “homem cordial” do Sérgio Buarque de Holanda – não se engane, nada tem a ver com cordialidade, mas com a paixão com que os brasileiros escolhem lidar com assuntos que exigem racionalidade – ficou evidente na rivalidade entre direita versus esquerda. E, em plena pandemia da Covid-19, nasceram grupos rivais: os pró-cloroquina e os contrários ao remédio; os pró-vacina e os contrários a prevenção.
Apesar da divisão do povo, ao estilo “arqui-inimigos”, sobre inúmeros temas políticos e sociais no Brasil, no Estado do Amazonas há quase uma unanimidade da população quanto à gestão de Wilson Lima. Definitivamente, a atual administração do Estado amarga uma popularidade baixíssima, especialmente, por conta do escândalo de suspeita de superfaturamento investigada por órgãos federais na Operação Sangria.
Em um cenário acalorado de opiniões categóricas e um grande menu de denúncias locais, as perguntas e reportagens investigativas dos jornalistas não são bem-vindas pelas figuras públicas e, às vezes, condenadas até por parte do público. Com isso, os profissionais da informação são alvos de acusações que tentam descredibilizar os trabalhadores e o trabalho.
Isto é, a necessidade do trabalho de repórteres profissionais se mostra gritante. Até porque, dentro dos incontáveis portais de notícias do Estado há bem mais “amadores” – sem medo de apelar para um conteúdo inapropriado para garantir views. Com isso, provavelmente, a principal tarefa do jornalismo no Amazonas, hoje, é iluminar aquilo que poucos querem deixar nas sombras, mas que todos merecem ver.
Missão
Nós entregamos notícias, apuradas por jornalistas profissionais, sobre o Amazonas para ajudar as pessoas nas suas tomadas de decisões.Falamos de política do Amazonas, sem “politiquês”, com credibilidade, crítica e bom humor.
Propósito
Informar sobre política com profundidade e leveza
Visão
Ser o portal de notícia mais interativo do Amazonas e reconhecido como uma das melhores opções do mercado por leitores, clientes, patrocinadores, colaboradores e fontes.
Valores
Credibilidade
Interatividade
Intrepidez
Crítica
Ética
Perfil dos repórteres
Pessoas proativas, que aprimoram o olhar todos os dias para se livrar de preconceitos e dispostos a aprender e a ensinar. São jornalistas ávidos em entregar boas reportagens e transformar os assuntos mais áridos – e de utilidade pública – em acessíveis e até leves. Isso porque, eles acreditam que munidos de informação de qualidade podem mudar o mundo, nem que seja um pedacinho dele.