Todos os dias, jornalistas diplomados do Manaus360.com trabalham para noticiar acontecimentos que afetam a vida das pessoas que moram no Amazonas. Para isso, os repórteres acompanham os diários oficias, portais da transparência, novos projetos de leis e as declarações das autoridades do maior Estado da Região Norte do Brasil. Para tanto, nossos profissionais seguem um processo setorizado em cinco etapas:
Escolha das pautas
O primeiro requisito para uma sugestão de pauta ser aceita é que ela aborde um tema de interesse público. Depois, claro, que seja na área da política do Amazonas e também são considerados o ineditismo ou atualidade do fato.
Sobre o que não falamos
Nada de interesse particular da vida dos políticos ou demais autoridades a não ser que o ato da autoridade cause prejuízo aos cofres públicos ou que afete a sociedade amazonense de alguma forma.
Apuração
Definida a pauta, o repórter vai buscar mais informações com fontes que podem ser documentos oficias, especialistas ou mesmo as personagens envolvidas na história sobre o qual se está apurando. Jamais uma matéria pode ser publicada sem darmos a oportunidade de os citados se manifestarem, como pressupõe a ética jornalística.
Checagem
Para fugir da temida “barriga” – que pode ser traduzido do jargão jornalístico para a popular expressão Fake News – o repórter não confia em apenas uma fonte, com exceção dos documentos públicos oficiais. Ainda assim, o repórter é orientado a consultar, ao menos, duas fontes.
Correção
Apesar de todos os cuidados, ainda estamos sujeitos a erros. No momento em que isso acontecer, nós vamos informar aos nossos leitores, imediatamente, após identificado o equívoco.